segunda-feira, 20 de agosto de 2012

OS 7 PRINCÍPIOS UNIVERSAIS - "O KYBALION"


Através de Princípios Universais a Consciência valendo-se de um corpo às vezes denso (mais físico) e outras vezes não (mais vibrátil), vai paulatinamente experienciando em um determinado espaço, em uma determinada dimensão ou realidade. Leis dentro destes Princípios organizam a duração das experiências que têm que ser vividas, em função daquilo que no tempo, já foi, é ou será vivenciado por este ser consciente, a fim de que ele obtenha informações buscando O Conhecimento e com ele adquirir a Luz da Sabedoria. Estas Leis Universais são aplicadas para tudo que é gerado, regendo o processo da vida. À medida que este ser consciente se harmoniza, se descobrindo no contexto do Universo, percebe que estas Leis se aplicam a tudo que ele faz, o que pensa e mesmo o que ele imagina e, que no seu agora, está inserido também o seu antes e o seu depois.
Estes Princípios sobre o processo da Criação Mental do Universo tidos como transmitidos por Hermes Trimegistus considerado um deus, mas também associados “a um ente de cima”, não seria a sua verdadeira fonte de “fora da Terra”, de Inteligências Extraterrestres com a Consciência Cósmica do Cristo Universal que os legaram à humanidade ainda no inicio da atual civilização? 
___________________________

Primeiro Princípio Universal: “O Todo é Mente. O Universo é Mental. Tudo está n’O Todo, é verdade também que o Todo está em Tudo”
Este Princípio – o de Mentalismo, ele expressa a verdade que tudo é Mente como Realidade substancial, estando por trás de todas as manifestações e aparências conhecidas sob a identificação de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria e Energia. Estando por trás de tudo o que tem aparência aos sentidos (materiais). Por esta Lei o Todo pode ser considerado como uma Mente Infinita e Universal. Este Princípio estabelecendo a Natureza Mental do Universo sujeito às Leis das Coisas Criadas, ele explica todos os fenômenos mentais e psíquicos que ocupam a atenção de “o observador” e que sem esta explicação não seriam compreensíveis e desafiariam o exame das leis da ciência. Esta Lei mostra a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são dependentes ao Domínio da Mente.

Segundo Principio Universal: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”
Este Princípio - o de Correspondência, ele mostra que existe uma correlação entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida. Ele permite compreender (e perceber) muita coisa, que de outro modo não seria possível esta compreensão. Como é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual, é também uma Lei Universal. Este Princípio possibilita o Homem raciocinar de forma inteligente desde o Conhecido ao Desconhecido.

Terceiro Principio Universal: “Nada está parado, tudo está movendo, está vibrando”
Este Princípio – o de Vibração, ele expressa a verdade que tudo está em movimento, que tudo vibra, portanto nada está parado. Ele explica ainda que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito resultam das ordens variáveis de Vibração. Desde o átomo e a molécula, até os mundos e universos, tudo está em movimento vibratório. Isto é verdade tanto nos planos da energia e da força que variam em graus de vibração, quanto nos planos mentais cujos estados dependem também das vibrações e ainda, nos planos espirituais. O conhecimento deste Princípio permite “o observador” no contexto do Manifesto conhecer as suas vibrações mentais, como também a de outros – e, alcançar “o cetro do poder”.

Quarto Princípio Universal: “Tudo é Duplo, tudo tem pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados”.
Este Princípio - o de Polaridade, ele diz que “a Tese e a Antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau. Que os pares de opostos podem ser reconciliados, que os extremos se tocam e que tudo existe e não existe ao mesmo tempo. Todas as verdades são meias-verdades. Existem dois lados de tudo. De acordo com este Principio o que é a escuridão e a claridade a não ser grau entre estes dois pólos do fenômeno operando no plano físico? E o que é o bom e o que é o ruim a não ser também graus entre dois pólos, agora percebido e operando no plano mental? Exercitar-se na Arte de Polaridade dentro da Alquimia Mental, permite “o observador” mudar a sua própria Polaridade, assim como a de outros.

Quinto Princípio Universal: “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo sobe e desce. Tudo se manifesta por oscilações compensadas. A medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda. O ritmo é a compensação”
Este Princípio – o de Ritmo, ele diz que tudo se manifesta um movimento para diante e para trás em um movimento de fluxo e refluxo, em um movimento que é conduzido por atração e repulsão entre dois pólos (conforme o Quarto Princípio de Polaridade). Existe sempre uma ação e uma reação acontecendo nas coisas do Universo, nas galáxias, nos sistemas solares, nos mundos, nos seres humanos e nos animais. Acontecendo também na energia, na matéria e na mente. Em função deste Princípio “o observador” deve aplicar a Lei Mental da Neutralização. Ele deve aprender como empregá-lo, em vez de ser empregado por ele, exercendo através de sua Vontade o grau de Equilíbrio e Firmeza Mental, sem se deixar levar na vida para diante e para trás como se fosse um pendulo.

Sexto Princípio Universal: “Toda a Causa tem seu Efeito e todo o Efeito tem a sua Causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. O Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade, porém nada escapa a Lei”.
Este Princípio – o de Causa e Efeito, ele contém a verdade que há Causa para todo o Efeito e Efeito para toda uma Causa, portanto tudo acontece de acordo com este Principio, sem nada acontecendo sem razão. Não existe coisa que seja casual que, no entanto, existem vários planos de Causa e Efeito, com os planos superiores dominando os planos inferiores, sem nada escapar completamente desta Lei. Normalmente todos se movem como se fossem peões “em um tabuleiro de xadrez”. Mas, aquele que procura “se observar” e se conhecer, já dominando os seus impulsos e adquirindo autodomínio, ele já possui “qualidades” para exercer novos poderes. Ele agora já ajuda a jogar “neste tabuleiro” a criação quer física, quer mental ou espiritual. Mesmo ainda obedecendo a Causalidade do plano Superior, ele ajuda governar o plano físico.

Sétimo Princípio Universal: “O Gênero está em tudo. Tudo tem o seu principio masculino e o seu principio feminino, com o gênero manifestando em todos os planos”.
Este Princípio – o de Gênero, ele sinaliza que o gênero manifesta em tudo. Que o principio masculino e o principio feminino estão sempre em ação, não só no Plano físico como também nos Planos mental e espiritual. No Plano físico este Princípio se manifesta como sexo e nos planos superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio, operando sempre na direção da geração, regeneração e criação. Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois Elementos deste grande Princípio que realmente compreendido, o sentido da Criação, da Geração e da Regeneração mentais permite perceber a solução de muitos mistérios da Vida.
___________________________
O Caibalion (Kybalion) é um livro sobre os Princípios Herméticos. Foi publicado pela primeira vez em 1908 em inglês e contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus, tal como foi ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia. O título Caibalion se refere a uma palavra hebraica que significa "Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima" e compartilha a mesma raiz da palavra Qabala. Muitas das idéias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da Lei da Atração e do Movimento do Novo Pensamento. A Arte da Alquimia Hermética baseia-se no domínio das Forças mentais - na Transmutação das forças mentais em outras .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário